quinta-feira, 7 de julho de 2011

Noções Básicas de Cartografia!

A Cartografia é uma ferramenta para a construção dos estudos e análises geográficas. Ela consiste essencialmente na elaboração de representações do espaço geográfico, podendo ocorrer em diferentes níveis de detalhamentos.
As principais representações produzidas pela Cartografia são os Mapas e as Cartas, lembrando que não são as únicas! Vale lembrar que toda representação cartográfica deve possuir uma relação de proporcionalidade com o tamanho real da superfície representada, e essa relação é o que chamamos de ESCALA, mas nenhuma dessas representações é fiel à realidade, possuindo sempre distorções, já que o globo terrestre é esférico e a superfície de representação é plana.
Os Mapas são representações geométricas planas e simplificadas da superfície terrestres, ou de parte dela.  Os mapas podem representar desde o globo terrestre como um todo (Mapa Mundi) até dimensões menores, como um bairro.
Já as Cartas são representações com um nível de detalhamento e precisão maior e, por isso, tendem a representar espaços de menores dimensões, como municípios ou bairros.
As cartas e os mapas podem ser produzidos, atualmente, através de fotografias aéreas, imagens de satélite e, inclusive, trabalho de campo, com a utilização de GPS (Sistema Global de Posicionamento).
PRINCIPAIS ELEMENTOS DAS REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS
Toda representação cartográfica deve contem elementos específicos para sua compreensão, elementos estes que não podem ser esquecidos na construção de mapas, cartas e quaisquer outras representações. São eles a Escala (citada anteriormente), a legenda, o título, a fonte e o autor e a orientação geográfica.
Escala é a relação existente entre as medidas do mapa e a medida real da área representada. Ela pode ser mostrada de forma numérica ou gráfica. A escala numérica é representada através da razão entre um numerador (medida no mapa) e um denominador (medida real), medidas dadas geralmente em centímetros. 
dimensão gráfica / dimensão real
= 1/500.000 ou 1: 500.000
No exemplo acima, 1 cm no mapa é, na realidade, 500.000 vezes maior. Para se resolver um exercício, normalmente se transforma em km, obtendo-se a seguinte relação: 1cm = 5 km.
Uma escala é considerada grande quando apresenta bastante nível de detalhamento, portanto o denominador é menor. Já uma escala considerada pequena possui denominador maior, e menor nível de detalhamento.
Legenda é a linguagem utilizada para lermos o mapa e seus símbolos. Serve para representar rios, estradas, sedes de municípios, vilas, relevo, etc. 
A orientação geográfica é essencial, e é representada através da rosa dos ventos. Ela nos dá a orientação do mapa e é formada pelos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais. Mas, em muitos mapas, só é necessário representar o Norte.

PARALELOS E MERIDIANOS – LATITUDE E LONGITUDE
Os paralelos e os meridianos são linhas imaginárias que cobrem todo o globo e foram criados para facilitar a localização de um ponto na superfície terrestre. Através deles podemos saber a latitude e a longitude de cada ponto e definir, assim, a sua coordenada geográfica.
Os Meridianos correspondem a metade de um círculo máximo, são semicircunferências de um círculo máximo em que as extremidades são os pólos da Terra. Todo meridiano tem um antimeridiano, no hemisfério oposto. O meridiano principal é o meridiano de Greenwich, em Londres, na Inglaterra, considerado meridiano 0°. E o seu antimeridiano é a chamada Linha de mudança de data, 180°. Os meridianos nos dão a longitude das coordenadas.
Os Paralelos correspondem a circunferências paralelas a Linha do Equador, paralelo principal, 0°. Além do Equador, os paralelos especiais são o Trópico de Câncer, o Trópico de Capricórnio, o Círculo Polar Ártico e o Círculo Polar Antártico. Os Paralelos nos dão a latitude das coordenadas.
As coordenadas podem ser em UTM (em quilômetros) ou Geográficas (em graus).

Abaixo seguem os slides da aula de Carto! Para ampliá-las é só clicar em cima!











Um comentário: